O Ponto em Comum: Stephen Hawking, GANTZ, Colombo e Alienígenas Malvados
Alienigenas malvadões capturando pessoas para participar de um game perverso é um bom enredo de ficção e o plot principal do mangá/anime/filme Gantz, mas vocês sabiam que o próprio Stephen Hawking já nos alertou sobre a possibilidade de que seres de outros planetas podem não estar buscando contato amigável com nós, terráqueos?
![]() |
Alguns personagens de uma das várias fases de Gantz, destaque para os protagonistas Kurono Kei (centro) e Kato Masaru (ponta direita). Ilustração por Vicentelf, Flickr. |
Gantz ⚫
O mangá Gantz foi lançado em 13 de julho de 2000 e encerrou sua publicação em 20 de junho de 2013 contando com 37 volumes escritos e ilustrados por Hiroya Oku. Já a animação (anime, para os íntimos) foi lançada em 12 de abril de 2004 no Japão e é uma adaptação dos primeiros capítulos do mangá, contando com 26 capítulos. Vale a pena ressaltar que Gantz é uma obra do gênero seinen, voltada a homens jovens adultos.
O anime traz como enredo a narrativa sombria sobre alienígenas que manipulam e "brincam" com os humanos, forçando-os a participar de um jogo mortal, caçando outros alienígenas utilizando um arsenal e uniformes de alta tecnologia. Cada alienígena caçado pelo jogador, aumenta sua pontuação, que poderá lhe trazer recompensas (eles não são tão maus assim, você pode estar se perguntando)... No entanto, os jogadores precisam obedecer certas regras deveras perversas e uma contagem de tempo, caso contrário é game over!
Para quem se interessou pela história de Gantz, particularmente recomendo o mangá por tem um enredo mais completo e que, obviamente, conta toda a história, pois o anime é uma adaptação curta dos capítulos iniciais. Aliás, o anime foi tão diminuto que teve que ser completado com um filler contando, assim, com poucos episódios canônicos, que seguem a obra original (o mangá).
Silêncio! 🤫
Voltando à questão da declaração do Stephen Hawking, essa visão pode ser relacionada à sua famosa declaração, na qual ele alerta para o perigo de tentar contatar civilizações alienígenas. Ele sugeriu que, assim como na história humana, civilizações avançadas podem não ser pacíficas e poderiam explorar ou destruir outras formas de vida.
Foram várias as tentativas da humanidade buscar contato com supostas civilizações extraterrestres e vida fora da Terra ao longo dos anos de exploração espacial.
![]() |
Stephen Hawking (1942-2018), físico teórico e cosmólogo britânico. |
Uma das iniciativas mais conhecidas foi a Mensagem de Arecibo, enviada para o espaço em 1974, contendo informações em código binário sobre a Terra e a humanidade. Outro exemplo é o programa SETI (Search for Extraterrestrial Intelligence), que utiliza radiotelescópios para captar sinais de vida alienígena.
Além disso, a NASA lançou as sondas Voyager com discos de ouro contendo sons e imagens da Terra, na esperança de que civilizações avançadas pudessem recebê-los. Na melhor das hipóteses, um meio de fazer com que a nossa civilização possa ser mais conhecida. Na pior das hipóteses, considerando as observações de Hawking, estamos entregando informações "privilegiadas" que, eventualmente poderia nos prejudicar se caísse em mãos erradas.
![]() |
Representação artística de um suposto exército de seres alienígenas. |
Voltando à declaração de Stephen Hawking e a relação com o enredo de Gantz, Hawking destacou que nossa falta de conhecimento sobre alienígenas torna a busca por contato arriscada, uma vez que não sabemos suas intenções.
Colonização 🗺
O alerta foi sobre os perigos de tentar fazer contato com alienígenas, sugerindo que civilizações avançadas poderiam não ter intenções benevolentes. Ele comparou uma possível interação entre humanos e extraterrestres ao encontro entre os nativos americanos e Cristóvão Colombo, que resultou em contaminação com doenças, exploração e uma série de problemas decorrentes do choque cultural.
O físico não só sugeriu que os alienígenas poderiam ser saqueadores, explorando planetas para seus próprios interesses, mas também reiterou que poderiam trazer contaminações completamente desconhecidas pela medicina e para o nosso sistema imunológico, tal como ocorreu com os nativos no contato com os europeus, sucumbindo com uma "simples" gripe.
![]() |
Indígenas em confronto com espanhóis no quadro "Insula Canibalium" de 1492, Library of Congress. |
Hawking reiterou essas preocupações em 2017, no documentário Stephen Hawking's Favorite Places. No final desta matéria há um vídeo do jornal britânico The Telegraph onde há suas declarações sobre alienígenas, inteligência artificial e o universo (ative as legendas em português). Cabe ressaltar que Hawking não era contra a busca por vida fora da Terra, mas se opunha contra o contato com outra possível civilização extraterrestre.
No contexto de Gantz, essa incerteza se manifesta de forma extrema, com alienígenas usando humanos como peças em um jogo violento. Esse paralelo mostra como a ficção científica pode refletir temores reais sobre o desconhecido, levantando questões sobre até que ponto devemos nos aventurar no cosmos.
Vida Fora da Terra 👽
De fato, a possibilidade de vida no universo ainda é discutida entre cientistas. Com bilhões de estrelas em nossa galáxia e trilhões de planetas orbitando essas estrelas, muitos acreditam que há grandes probabilidades de que a vida possa existir fora da Terra.
Descobertas de exoplanetas em zonas habitáveis, como o Kepler-452b e o Gliese 832c, reforçam essa possibilidade. Além disso, microrganismos encontrados em ambientes extremos na Terra sugerem que formas de vida podem sobreviver em condições difíceis, aumentando as chances de vida em outros planetas e luas no universo.
![]() |
Representação artística da possível aparência de Kepler-452b. NASA Ames/JPL-Caltech/T. Pyle |
Deixando o veio da ficção científica fluir, é possível que uma suposta civilização já estaria tecnologicamente muito mais avançada que a nossa e sim, seria totalmente possível que para "eles", nós pudessemos ser vistos apenas como animais de zoológico ou participantes de um jogo tal qual o Gantz. Até o momento nada apareceu.
Escondidos no Escuro do Espaço 🫣
Existe uma hipótese denominada Hipótese da Floresta Negra que propõe que o silêncio no universo em relação a civilizações alienígenas pode ser intencional: da mesma maneira que animais em uma floresta evitam fazer barulho para não serem caçados, civilizações alienígenas poderiam estar deliberadamente evitando se revelarem para não atrair a atenção de outras civilizações predatórias mais avançadas.
O referido conceito sugere que o universo pode ser perigoso e que o "silêncio" do espaço é uma estratégia de sobrevivência, reforçando o alerta de Stephen Hawking sobre os riscos de buscar contato com extraterrestres.
Comentários
Postar um comentário